03 Passos para SAIR DA CRISE fortalecido
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Neste exato momento, você, assim como eu e muito outros empreendedores e profissionais está preocupado em: Como será que seu negócio vai aguentar a QUARENTENA e passar por essa crise com menos prejuízo?
É sobre isso que vamos conversar hoje.
Eu gostaria de te dizer que a partir de agora você e o seu negócio não vão mais poder ficar de fora da internet.
A forma do consumidor decidir efetuar uma compra ou serviço mudará. Ficará muito mais difícil para aqueles profissionais e empresas que não estabelecerem um relacionamento com eseu cliente em potencial.
Se a palavra confiança já era importante, agora é que se tornar CONFIÁVEL, na percepção do cliente, será fundamental para você conseguir sair da crise.
O consumidor precisa te conhecer, te admirar, confiar em você para depois ele decidir estabelecer uma relação comercial contigo.
Essa relação se inicia por você se apresentar através de mensagens PODEROSAS e ATRAENTES.
Para que tudo isso aconteça é necessário construir uma IMAGEM PROFISSIONAL FORTE.
Gostaria da sua atenção para que eu possa te oferecer um pouco do conhecimento que eu aprendi na prática, comigo mesma, e ajudando alguns clientes parceiros, durante esses dois últimos anos.
Antes de iniciar, gostaria de propor um acordo: se você realmente quer construir uma imagem profissional forte, por favor, se comprometa a colocar em prática tudo o que você aprender aqui, ok?
A gestão da marca pessoal que aqui podemos também chamá-la de IMAGEM PROFISSIONAL é um trabalho que deve ser realizado com ATENÇÃO e ESTRATÉGIA.
Não vou mentir para você dizendo que é um trabalho rápido, que você vai virar autoridade de um dia para o outro porém, é algo que TODOS que quiserem se DESTACAR vão precisar fazer a partir de agora.
A Construção da IMAGEM PROFISSIONAL é um processo que tem inicio e não tem fim. É uma tarefa diária, pessoal e movida pela paixão.
Quando você começar a construir sua marca pessoal você irá definir os parâmetros dela e deverá mantê-los em constante vigilância e reafirmação. Isso é feito através sua reputação (gestão das suas ações e comportamentos.
MARCA PESSOAL é alinhar a percepção externa do que você quer ser com a sua realidade interna. Precisa de uma boa dose de coragem para ser quem você é e para transmitir tudo isso ao mundo.
"Desenvolva a coragem de ser quem você é e torne-se a sua maior vantagem competitiva."
Com o tempo você descobre o quanto importante é ter essa consciência.
Mas afinal o que é marca pessoal?
A descrição que eu mais gosto é a de que MARCA PESSOAL é a percepção que os outros têm sobre você.
Se eu falar no seu nome você sabe quais são as três palavras que vem imediatamente a mente de seus familiares, amigos e clientes? Essa lembrança é sua marca.
Quem aqui nunca pensou nisso? Quem acha que não importa?
Essas palavrinhas ou o sentimento que o público sente ao pensar em você, falam muito sobre o que eles pensam sobre sua imagem, sobre seu valor, (dentro do conceito deles), e, influencia a maneira como o mundo interage com você.
Essa percepção é criada na mente das outras pessoas independente da sua vontade. A boa notícia é que ela pode ser controlada, através das mensagens que você transmite.
Marca pessoal é portanto, a junção de suas características e habilidades, seu propósito e valores pessoais. Elementos que em conjunto transmitem mensagens para o mundo.
03 passos para sair da crise fortalecido
01 Autoconhecimento
O primeiro passo é pensar a respeito de si pois, se você não se entende como será possível fazer o outro te reconhecer e fazer a gestão da sua marca pessoal?
Algumas perguntas ajudam nessa reflexão.
Quem é você?
Qual o seu papel no mundo?
O que realmente de deixa feliz e faz você trabalhar motivado?
Para algumas pessoas responder a essas perguntas não é algo tão simples. Para você eu sugiro não perder tempo e pesquisar sobre autoconhecimento.
Ninguém será capaz de criar sua marca por você. Eu, ou qualquer outro profissional, no máximo podemos te orientar a identificar o que está dentro de você, mas, o gestor da sua marca é você e cabe a você decidir mostra-la ao mundo.
02 Indetificando diferencial
O segundo passo é indentificar o seu diferencial. Na primeira etapa você identificou o seu propósito de vida, os seus pontos fortes, ou seja suas habilidades.
Agora é o momento de entender porque você é a único e então identificar qual o seu diferencial.
Para encontrar seu diferencial reflita sobre as questões:
Por que o meu cliente me escolheria?
O que eu faço de diferente do meu concorrente?
Lembre-se. Ser diferente não significa necessariamente ser inovador ou reinventar a roda.
Talvez o seu diferencial esteja na sua forma de se relacionar com as pessoas, na forma de se comunicar, na forma de entregar o serviço ou produto, ou até mesmo no tipo de produto. Pense sobre isso.
03 Promova-se
O terceiro e último passo é se permitir.
É chegada a hora de se mostrar ao mundo. Estabelecer uma conexão intensa com seu público e dessa forma chamar sua atenção.
Para tudo isso acontecer é necessário perder a vergonha de se expor. Parar de ter medo de "mostrar a cara" e falar o que pensa.
Outro ponto fundamental é criar uma estratégia para se promover. Sim senhor, se promover não é errado. Se você não comunicar sobre você, seu negócio, seu produto quem fará isso?
Ou melhor se você não for protagonista na criação de conteúdo sobre você, as pessoas vão conhecê-lo apenas sobre o ângulo que elas decidirem e não sobre o que você deseja.
Quantas vezes você já teve a experiência de alguém te dizer que a primeira impressão sua que ela teve era completamente diferente do que você realmente é,? E ela só soube disso depois que ela te conheceu melhor?
Na vida profissional nem sempre você vai ter a oportunidade de ser conhecido profundamente por um cliente ou empregador portanto seu VALOR deve estar bem apresentado nesta primeira impressão.
Entendi tudo isso Fernanda mas continuo com vergonha.
Sabe qual foi a forma que eu encontrei para superar esse desafio? Foquei em reconhecer o meu valor, aumentei com isso a minha autoestima.
Com minha autoestima elevada passei a entender que EU DEVO me mostrar aos outros porque senão eles não saberão nada sobre mim, e com isso eu perderei a oportunidade de ajudar a mais pessoas, (um dos meus principais valores morais). Descubra o seu e pense nele quando o medo aparecer.
Você entende que a missão principal de um empreeendedor é ajudar as pessoas?
Essa ajuda se dá em forma de venda de produto ou serviço. O retorno em dinheiro é consequencia dessa troca com o cliente.
Decidi me expor e comunicar o meu VALOR. por tudo isso e, principalmente para não deixar que pessoas que não são boas no que fazem, mas são boas em marketing pessoal estejam por aí prestando serviços ruins e prejudicando a sociedade, Você também pode.
A reflexão final diante desta crise deverá ser. As pessoas irão mudar radicalmente a forma de escolher onde colocar o dinheiro delas, por isso, ou a gente se adapta ou vai morrer... Com certeza o dinheiro daqui para frente vai mudar de mãos e você pode ou não está ADAPTADO para agarrá-lo. Para isso também é preciso ter um POSICIONAMENTO CLARO.
Isso é assunto que conversaremos no próximo encontro.
Nós vemos numa próxima.
Abs,
Fernanda Menezes