Você concorda que o cérebro é burro?
Compartilhe
Segundo Cobra, autor do livro Sementes da Vitória, o cérebro é burro sim!
Para ele somos capazes de manobrar o cérebro como quisermos.
Ele, o cérebro, é apenas um processador de dados; só tem contato com o meio exterior através dos órgãos dos sentidos, através dos quais são colhidas as sensações que são sempre moduladas pelas emoções.
Quando uma pessoa te olha de um jeito demorado e isso gera um desconforto como se fosse uma crítica. Possívelmente, o seu mecanismo, em algum momento da sua vida, aprendeu que aquele olhar tem um significado de crítica e está somente repetindo o que aprendeu.
Ao mudar essa postura, o significado daquele olhar será também modificado e, consequentemente, você terá outras respostas para ele, tais como: Interesse, curiosidade, apreciação e, naturalmente, a sua sensação será mais agradável.
Para Timothy Gallwey, mudar exige mais do que pensar. Exige empenho e ação!
De acordo com TIM, o cérebro humano cresce até os 12 anos de idade, mas se desenvolve ainda até o final da adolescência. É ai que acontece o final da fase de desenvolvimento das conexões e a adaptação do cérebro.
O aprendizado acontece através de novas conexões.
Novos pensamentos geram novas emoções, que geram novas ações e novos resultados.
Nosso cérebro é como uma máquina de conexões, e chamamos de mapas mentais quando várias conexões são agrupadas de acordo com a área que desempenhamos nossas competências.
Cada nova inovação, idéia ou solução que criamos é automaticamente comparada com informações que já possuímos.
Portanto, ao modificar o significado da experiência já vivida, a nossa percepção também se modificará, pois gerará em nós novas emoções e, em decorrência, novos comportamentos.
Está aí a real importância de um indivíduo parar suas atividades e olhar para dentro de si, nem que seja ao final do dia antes de dormir.
Aprender a entender o porque de seus padrões de pensamentos, conduzindo-os às emoções positivas ou negativas e tomando a rédea da sua vida.
O cérebro adulto é capaz de modificar pensamentos, mas as escolhas e decisões não são reais, elas acontecem a partir de nossos valores e crenças.
Todavia, deixaremos essas questões para um novo post.
Por hoje, pense no seguinte:
O cérebro reprogramado procurará sempre as melhores escolhas. Sua mente tem a facilidade de concretizar tudo o que você quiser, portanto, tenha atenção ao que você seleciona.
Este artigo faz parte do projeto O que a sua imagem representa?
O projeto visa trazer mais significado nas imagens que empresários e profissionais autônomos, além de estudantes de graduação, utilizam nas redes sociais e currículos on line, para se comunicarem com seu público e futuros clientes.
Sou Fernanda Menezes, formada em Design Gráfico pela Unifacs, fui sócia por mais de 10 anos com formaturas e, em 2014, decidi sair da sociedade e montar o GF Studio Fotografias junto com Gustavo Fróes dando continuidade em um projeto que já havia se iniciado com as fotografias de formandos na antiga empresa.
Em 2017 iniciei minha mais nova formação, dessa vez em coaching e desde então venho aliando esses novos conceitos para desenvolver melhor nossas fotografias.
Gostou deste artigo? Leia também: Por que é importante usar fotografia pessoal de qualidade no seu perfil?