Quem é você? Você gostaria de descobrir o seu perfil comportamental?
Compartilhe
"Cada ser tem luz própria e brilho particular.”
Nuno Cobra (Sementes da Vitória)
Há dez anos recebi de presente este livro de um tio muito querido e com quem aprendi muito: Josué Teles.
Logo que entrei na faculdade de Design, na época Educação Artística com ênfase em Computação Gráfica, ele tinha comprado uma rede de supermercados que estava praticamente falida, e estava iniciando o seu processo de reestruturação.
Como o meu turno de aulas seria à noite, eu queria trabalhar durante o dia e, então, fui pedir um estágio nas empresas dele.
Era uma rede de supermercados com umas 3 a 4 lojas e não tinha nenhuma demanda de serviço na área de design, para que eu pudesse exercitar meus aprendizados. Porém, eu queria o estágio mesmo assim!
Fui trabalhar auxiliando na transmissão das notas fiscais de entrada de produtos e compras no sistema financeiro. Nada a ver com a minha área de atuação, a não ser o fato de o serviço ser realizado usando o computador. Mas eu queria mesmo assim!
Aceitei o estágio pela oportunidade de conviver com a sua dinâmica profissional e da minha tia Jadilza, que trabalhava junto com ele. Eles que naquele momento estavam enfrentando o desafio de reerguer uma empresa que estava quase à beira da falência.
Lá pude aprender muito sobre negociação financeira, administração de pessoas em RH, a necessidade de traçar metas e estratégias, e, principalmente, percebi o quanto eu desejava ser empresária e liderar pessoas.
A influência destas duas figuras em minha vida, e a vivência daqueles momentos, foram primordiais para o início da minha auto descoberta.
De outro lado ao ler tal livro, o que eu fiz em tempo recorde, pude iniciar a percepção e conscientização de que todos nós somos capazes de nos tornarmos tudo que desejarmos ser.
Como o próprio Nuno escreve, “você só chega onde acha que pode chegar”.
Para tanto, o primeiro passo é iniciar o processo de conscientização.
Viemos até hoje agindo e pensando como nossos pais e avós agiram e pensaram. Temos sido meros replicadores de seus atos e pensamentos. “Eu faço assim porque minha avó sempre fez assim”.
Em regra, nós não temos consciência de que estamos vivendo dessa forma, pois estamos programados para achar que esse é o jeito certo. Mas, como já disse nas linhas acima, não é!
Em virtude desse papel que o homem moderno vem desempenhando, percebemos muitas pessoas infelizes, despreparadas emocionalmente, perdidas e sem rumo.
“Ninguém é condenado a ser quem sempre foi.” portanto considere conhecer o seu perfil comportamental através do coaching.
Uma grande maioria de pessoas ainda não conhece a verdadeira importância desse auto conhecimento. Vivem uma vida agitada, realizando atividades no automático. Nunca param. Não encontram um momento para pensar neles mesmos e algumas até têm medo de se descobrir. Chegam em casa, e quando se veem sozinhas, ligam uma televisão, porque precisam ouvir uma voz.
“O homem não habita mais o seu ser, foge da oportunidade de estar sozinho. Há que se entender que o princípio de tudo é compreender a si próprio, identificar o que te motiva, o que você visualiza quando pensa em felicidade.”
Temos que descobrir por nós mesmos quem somos. Essa é a razão pela qual passamos a vida em busca de auto conhecimento, maneira de desenvolver nossas potencialidades e expressar o melhor de nós.
E você, vai ficar aí parado?
A palavra do momento é consciência. É a hora de tomarmos consciência dos nossos atos. Sermos conscientes de nossos pensamentos motivadores e das nossas crenças limitantes; nos conhecermos para encontrarmos o nosso propósito de vida.
Através da análise de perfil comportamental, uma das ferramentas do coaching, é possível descobrir o seu perfil dominante; suas características mais evidentes, para dar maior ênfase a elas, e compreender as suas deficiências, para assim iniciar o processo de um caminho novo, rumo ao sucesso, seja profissional ou pessoal.
Quer encontrar esse novo caminho?