Como criar coragem?
Compartilhe
Como criar coragem?
Diz uma antiga história que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um sábio com pena dele o transformou em gato. Esse camundongo tendo sido transformado em gato passou a viver com medo do cão, então o sábio o transformou em pantera. Com o tempo ele passou a temer os caçadores. A essa altura o sábio desistiu e o transformou em camundongo e disse:
- Nada que eu faça por você vai ajudá-lo porque você tem apenas a coragem de um camundongo.
Duas coisas me chamaram atenção nesta história e eu queria te fazer um convite a refletir.
Ela fala sobre medo e sobre coragem.
Vamos começar pelo MEDO.
Muito se ouve falar que ter medo não é sempre ruim.
Concordo que um ser humano lúcido não vive sem medo, apenas os loucos não o têm. Porém, o excesso dele é prejudicial, na verdade eu acredito que todo excesso é prejudicial, até das coisas que são ditas boas para nós.
Viver em harmonia e equilíbrio é a minha meta, não sei se é a sua.
Como encontrar o equilíbrio?
Bem eu sempre fui muito questionadora e resistente a receber respostas prontas. Sabe aquela fase da criança de perguntar o porquê de tudo? Bem, meus pais dizem que não fui muito assim, não perguntava muito. Ohhhh..., eles que não sabiam quantos questionamentos haviam dentro de mim, eu só não sabia me expressar... Mas isso é papo para outro dia.
Quando fui crescendo fui percebendo que para eu aceitar algo eu precisava buscar a origem daquilo e assim vivo até hoje e acho que morrerei assim.
Por que estou falando isso? Porque no meu processo de construção e revelação da minha MARCA PESSOAL eu precisei entender porque eu não me destacava, não progredia.
Identifiquei que tinha muito medo de me expressar então fui em busca de entender qual a origem das minhas crenças e dos medos.
Depois de muito estudar conheci da Filosofia Tibetana a Teoria Heresia da Separatividade.
Ela diz sobre a falsa percepção de que a gente e a natureza somos separados, que eu e você somos separados, vivemos cada um a nossa vida independente. E se eu sou separado da natureza eu posso jogar lixo ao chão que não me afetará. Se eu estou separado de você eu posso te fazer mal que não me afetará.
Dessa separação nascem o egoísmo, a cobiça e a necessidade de eu pensar que preciso SER melhor do que o OUTRO.
Essa ilusão causou a humanidade: conflitos, guerras, destruição da Natureza, corrupção e brigas.
Na nossa vida: as competições, e o medo...
Voltando a filosofia tibetana nós, SERES HUMANOS ainda não percebemos que o nosso mundo é um ambiente complexo, desmembrando a palavra (Com = junto, PLEXO = tecido), ou seja, complexo = tecido junto. Tudo está relacionado, não existe separação e um processo termina onde se inicia outro, em um ciclo perfeito.
A ilusão se dá em enxergar o mundo de forma linear em que EXTRAI, PROCESSA, DESCARTA e JOGA FORA. Nas palavras de Murilo Gun "jogar fora onde papai, se tudo é dentro? Não tem fora, tem que botar pra dentro novamente, tem que MOER."
E nessa complexidade de pensamentos eu encontrei a origem do meu MEDO. Uma visão de escassez, de que não tem para todo mundo e por isso preciso ser melhor do que você. Essa visão me paralisava pois gerava MEDO e VERGONHA, TIMIDEZ.
Ao compreenda-la passei a aprender como modificar esses pensamentos.
Comparando nossos pensamentos com as doenças que atingem nosso corpo podemos dizer que quando tudo está bem, cada célula trabalhando no seu papel e em seu lugar, existe equilíbrio. Quando uma, por algum motivo se desarmoniza, ela contamina todo o sistema, desestabilizando e gerando o câncer. Por isso é necessário identificar a origem.
Ao entender que o que eu precisava era me enxergar como parte do todo eu passei a ter visão de abundância e não mais de competição, eu passei a me ver no contexto de TECIDO JUNTO, de mundo colaborativo.
Ao não me encontrar, o contexto que me dominava era do medo de errar, medo de alguém brigar, medo de falhar, medo de julgar e de me expor.
Então eu me recolhi e não me promovia. Ao escolher esse caminho (fiquei quietinha esperando ver o que acontecia, não queria me destacar, achava que não era necessário) criei a falsa ilusão de que estava fazendo o melhor por mim.
O medo te distancia do que você não quer, ele não é uma busca, é apenas uma proteção. É o que sobra depois que você viveu uma vida inteira tomando decisões baseadas no medo. Você fugiu dos riscos o tempo todo e virou o que sobrou.
Quando me dei conta disso e percebi o quanto tinha perdido. A VIDA É TÃO MARAVILHOSA para eu me tornar apenas a sobra.
Eu tomei a decisão certa a algum tempo e você? Vai esperar perceber a VIDA MARAVILHOSA que os outros têm e olhar o que você se tornou?
E no final você se torna algo que não era o que queria.
Para viver essa “vida” você constrói personagens e perde o que te torna único e feliz, a naturalidade. E termina tendo mais trabalho porque ser o que você não é, é muito mais difícil.
O medo nunca vai deixar de existir por completo, ele é um sentimento que sempre estará conosco. Tudo que é novo dá medo pois ainda não foi testado, ninguém sabe se vai dar certo. O desconhecido produz medo em nós e como disse lá no inicio o medo em alguns momentos nos ajuda.
E o que tudo isso tem a ver com criar coragem? Por hora vamos deixar de lado o medo e falar da coragem.
O que é CORAGEM?
Fui ao dicionário buscar o significado de coragem
- Moral forte perante os riscos
- Bravura
- Firmeza de espírito para enfrentar situações emocional ou moralmente difíceis (gostei mais dessa)
Coragem pode ser também entendida como a capacidade de agir, apesar do medo.
Eita, agora ferrou. Se para superar o medo eu preciso de coragem e coragem é agir apesar do medo, o que é coragem então?
Fui atrás da etimologia da palavra:
CORAGEM vem da palavra em latim CORATIUM que é composta de duas partes.
COR que significa coração e ATIUM que é utilizado para indicar uma ação, ou seja, podemos entender coragem como AGIR PELO CORAÇÃO!
E ai, para você o que é agir pelo coração?
Para mim é amar o que se faz, e é fazer o que se faz, com amor.
Quando você coloca o coração no que faz, você coloca amor e tudo fica mais fácil.
Quando nosso cérebro reconhece que estamos fazendo algo com amor, ele produz substâncias que nos dão energia para agir, mesmo sabendo dos desafios a enfrentar.
Quando tem amor na fórmula, é mais fácil aprender, é mais fácil imaginar, se torna mais fácil lidar com o medo e ter coragem.
O que você acha então de mudar a pergunta inicial deste papo para “Como criar ação a partir do coração?”, ou melhor “Como criar ação a partir do amor?”
Ok, Fernanda, entendi mas ainda assim não consigo. Será que você encontrou mesmo a sua motivação? Simmmmmm e agora você vai me dizer: Eu não sei como fazer, acho que não estou pronta! Vamos testar? Por que uma coisa eu te digo, você não vai estar pronta nunca, se não começar.
“Muitas vezes só é preciso acender a luz do trem fantasma para descobrir que o esqueleto é de plástico.”
O que eu quero dizer com isso? Que na grande maioria das vezes a resposta é mais fácil do que vc pensa.
Para te ajudar de forma prática segue um roteiro para você fazer esta busca:
- DESCOBRIR A SUA PAIXÃO
O que as pessoas dizem que você faz muito bem e você nem percebe?
O que você é preciso de ser lembrado de parar de fazer, para não virar a noite trabalhando?
- AUTOACEITAÇÃO
Quais são os meus pontos fortes? Vou identificá-los.
Quais são os meus pontos fracos? Vou analisar quais posso melhorar e quais devo aceitá-los.
- PLANEJAMENTO
Fazer uma lista das coisas que você precisa pensar, sentir e ter para chegar ao ponto de coragem de realizar o que está te travando.
Minhas respostas para exemplificar
1.
Sempre me disseram que eu era boa em ouvir as pessoas, em transmitir tranqüilidade para elas.
Se eu pudesse eu ficaria ouvindo pessoas sobre suas dificuldades e as ajudando a identificar soluções para essas dificuldades.
2.
Entendi que tenho como pontos fortes a escuta, a compreensão, facilidade de enxergar o lado positivo das coisas.
Tenho dificuldades em expressar sentimentos, sou introspectiva, não tenho facilidade de criar relacionamentos. Tenho trabalhado por isso mais não me comparando a ninguém.
3.
A listagem para me fazer tomar coragem de gravar vídeos, fazer palestras, entrevistas, lives.
Escolha um objetivo e monte uma listagem. No meu caso foi garvar meu primeiro vídeo do canal do youtube.
- Precisei definir um tema
- Precisei estudar muito sobre o tema
- Escrevi todo o meu discurso
- Gravei o áudio da minha voz lendo o texto
- Montei o equipamento pensando em fazer um teste
- Gravei
- Assisti e joguei fora 90% do que tinha gravado
- Peguei os 10%, editei e pedi opinião de pessoas confiáveis
- Publiquei, e aí não parei mais e a cada dia percebo que estou melhorando
A tarefa não é fácil. Para mim não foi e, não está sendo, porém a PAIXÃO pelo que faço não me deixa parar.
"Se é importante para você, você vai encontrar um jeito se não é, você vai encontrar uma desculpa."
Pare de pensar no que você tem a perder se não fizer! Pense no que você tem a ganhar se fizer!
Espero que tenha te ajudado nesta jornada. Comenta aqui algum insight que teve. Compartilha com quem precisa Destravar sua Marca!
Vamos ajudar mais profissionais a viverem seu propósito!
Nos vemos em uma próxima.
Abraços,
Fernandda Menezes