03 dicas para melhorar o posicionamento da sua marca
Compartilhe
Todos que são empreendedores, empresários e profissionais liberais querem ser o número um na mente dos clientes, correto?
Se você se encaixa nesta lista de pessoas continue lendo.
Para chegar a este nível é preciso refletir sobre essas questões.
Sobre qual assunto quero ser visto como número 1?
Quem eu quero que me enxergue como número 1?
E por que alguém deveria pensar isso sobre mim e minha empresa?
Como devo me apresentar para demonstrar isso?
Vou exemplificar usando a nossa empresa.
O GF Studio é especialista em retratos profissionais para jovens profissionais, que estão iniciando carreira como profissionais liberais e empreendedores. Eles desejam destacar-se com imagens autênticas que transmitam a sua essência e propósito, levando-os a construção de uma comunicação efetiva e estratégica com seu cliente.
Para iniciar reflita sobre as seguintes questões:
Você tem dificuldade de criar uma comunicação eficiente com seus seguidores?
Os clientes vivem te comparando com concorrentes que tem menos qualidade do que você?
Os clientes vivem pedindo desconto?
Você não consegue vender? E nem ter engajamento?
Se você se identificou com algumas dessas questões você está errando no seu posicionamento.
O que é posicionamento?
Posicionamento é a posição relativa que a sua marca pessoal, empresa ou produto ocupa na mente dos seus consumidores.
Existem diversas formas de trabalhar o seu posicionamento. Hoje vamos falar sobre algumas delas
Escolha do nicho
Forma de se comunicar
Apresentação
A maioria dos profissionais e empreendedores vive na mentalidade de que é necessário atender um leque grande de clientes para crescer e ter dinheiro.
Já começo a te dizer que este pensamento é ERRADO. O necessário, na economia e momento atual, é se especializar em um nicho para sair do oceano vermelho, do perfil de empresa e profissional generalista e se tornar especialista iniciando assim a subida na escala de autoridade.
Para facilitar o entendimento vou dar exemplos.
Desejo abrir um negócio no ramo da beleza. Este macro nicho é enorme em relação ao potencial e a quantidade de formas de servir ao cliente, concorda?
Então decido me tornar uma maquiadora.
Maquiagem também abre um leque de possibilidades, não é? Se eu deixar aberto, muito provavelmente vou ser comparada com tantas outras e o quesito de escolha do cliente será através de preço, ou seja, ou vou baixar meu preço ou vou perder o cliente.
Sendo assim, decido que vou me especializar em maquiagem para pele negra. Neste ponto você deve estar pensando, vou restringir muito minha clientela. Nada disso, você vai ser visto como especialista e vai facilitar a escolha do cliente por você. Ou você decidiria ser atendido por um médico do tipo clínico geral ao invés de ser atendido por um especialista na sua doença?
Outro benefício é facilitar a comunicação sobre o seu serviço. Você terá mais direcionamento. Vamos melhorar mais ainda isso aí. Aguenta aí.
Pronto, defini o meu NICHO de atuação. MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA
Sabe o pulo do gato? Você se especializar ainda mais.
Dentro de pele negra eu posso decidir me especializar mais ainda de acordo com o perfil do meu cliente ideal. Entramos aí na análise de PERSONA.
Persona é a representação do seu cliente ideal. Você vai estudar a fundo a personalidade, hábitos, estilo de vida, desejos e dificuldades do seu cliente.
Vamos ao exemplo. Posso definir meu público ideal como mulheres negras executivas ou mulheres negras artistas.
Você percebe que o tipo de serviço é diferente, os objetivos são diferentes, os desejos e dificuldades de cada tipo de cliente é diferente? Então a sua abordagem, a sua comunicação com elas também será diferente.
Você vai deixar de atender uma cliente branca e loira? Claro que você vai atendê-la, afinal, se ela chegou até você é porque se identificou contigo sobre outros aspectos (propósito, valores), algo que conversaremos em outro momento.
Apenas estou orientando-o a se posicionar de acordo com o público que você deseja atingir, para que você possa definir estratégias para seu negócio e não fique atirando para tudo quanto é lado.
Para que você não precise correr atrás dos clientes e sim eles correrem atrás de você e te desejem.
Como gerar comunicação estratégia
Como você está comunicando sobre o seu produto e negócio para sua audiência?
A maioria dos nossos clientes de mentoria reclamam que seus clientes não valorizam o seu produto ou serviço e vivem pechinchando o preço.
Faça uma análise.
Seus clientes entendem com clareza o que você vende?
Eles entendem com clareza porque escolher você é a melhor decisão?
Você comunica os seus benefícios?
Se você disse não para essas questões então posso te ajudar. Vamos lá.
Você já entende que a compra é uma ação movida pela emoção e não pela razão. O que eu quero dizer com isso? Que nossa motivação em efetuar uma compra é devido a percebermos o quanto de benefício nós teremos ao adquirir tal serviço ou produto.
O que seria o benefício? É o resultado que seu cliente terá ao comprar seu produto e serviço. É a transformação que eu terei ao final do processo. Vamos ao exemplo.
Tenho um cliente que ensina estudantes a passarem no concurso. O resultado do produto dele é passar no concurso. A transformação maior pode ser entendida por estabilidade e segurança.
Você acha que ele venderia mais se pautasse sua comunicação em cima do objeto (aulas para concurso) ou se pautasse uma estratégia de comunicação falando sobre o resultado (estabilidade e segurança)?
É lógico que ele vai comunicar-se com seu público sobre esses aspectos do sonho do cliente em ter estabilidade financeira, segurança em não perder emprego entre outros. A propósito, esse cliente escolheu o nicho de estudantes de veterinária.
Isso significa se comunicar através de mensagens que abordem as dores e sonhos do cliente e dizem sobre o propósito do seu produto ou serviço. Estratégia céu e inferno, se você quiser pesquisar mais sobre isso.
A ferramenta mapa de empatia também é utilizada para melhorar essa comunicação com o cliente. Ao utilizá-la você vai conhecê-lo a tal ponto que quando elaborar sua comunicação ele vai achar que você está dentro da cabeça dele, que está se comunicando apenas com ele.
Outro aspecto importante que você pode trabalhar na sua comunicação é através de mensagens que abordem o seu próprio propósito.
Por que você decidiu iniciar esse negócio?
Quais motivos te levaram a decidir prestar esse serviço ou produzir este produto?
As pessoas se conectam com sua história e se encantam com o seu porquê, fazendo-as olharem para sua empresa com outros olhos. Olhos de admiradores. Assunto para outro artigo também, rs!!
Para ajudar a clarear as ideias trago algumas perguntas que você pode usar para clarear mais as ideias.
Qual o propósito maior por trás do meu serviço?
Qual a transformação final que o resultado do meu produto ou serviço traz para as pessoas?
Como meu negócio pode ser útil para o mundo?
Perceberam que o posicionamento está diretamente ligado a como que você quer ser visto pelo cliente?
É preciso aparecer de forma estratégica
De nada adianta definir nicho, público alvo, persona, mapa de empatia e propósito se ninguém te conhecer.
O cliente não te conhece ainda, ele vai te descobrir através das redes sociais e para aqueles que já sabem o que querem, através do google. Ele terá acesso ao seu site e perfil nas redes, além do whatsapp, telegram.
Qual a primeira coisa que ele irá ver?
Sua foto, é claro!
Como está a sua apresentação pessoal nestes ambientes?
Qual critério você utilizou para escolher sua foto de perfil?
Será que ela demonstra profissionalismo, compromisso e respeito?
Será que ela transmite uma mensagem clara e objetiva sobre você e sua atividade profissional?
Vejo muitos perfis com foto de perfil (aquela da bolinha) de corpo inteiro, de óculos, boné, olhando para baixo, cima, fotos com apenas a marca da empresa...
A foto do seu perfil é o seu cartão visita. É o primeiro contato do cliente com vc.
É a barreira que separa ele entre decidir conhecer você mais a fundo ou não. É um elemento fundamental para fazer com que o cliente decida se vai ou não confiar em você e te dar crédito e oportunidade de você se apresentar mais para ele.
É preciso o olho no olho. O sorriso e a expressão natural também são outras armas poderosas neste momento.
Sua foto se torna um aliado, na corrida por atenção, dentro do ambiente virtual.
A quantidade de perfis que passam, todo dia, na sua timeline, é enorme e, por esse motivo, nosso cérebro descarta a maioria deles. Só prestamos real atenção no que nos chama atenção.
Como chamar atenção dos usuários?
As plataformas de redes sociais e principalmente o Instagram, que hoje em dia é o mais utilizado para fins comerciais, presa muito pela estética visual.
Por isso você deve cuidar muito bem do visual da sua imagem e do seu feed.
Uma fotografia bem produzida e nítida é o ideal, porém, e se eu te disser que você pode melhorá-la para atrair e se posicionar melhor?
Traga para dentro da foto, elementos que comuniquem a sua atividade profissional. O jaleco para área de saúde, instrumentos utilizados no desenvolver dos seus atendimentos e ícones da área são opções.
Outra alternativa para construir seu posicionamento, e atrair mais clientes é alinhar o conteúdo produzido com sua fotografia.
Você já deve ter reparado que o engajamento cresce quando utiliza fotos de momentos pessoais.
A proposta aqui é realizar diversas poses em que o profissional possa demonstrar suas características pessoais mais fortes (tipos de poses, olhares, gestos, linguagem corporal) no intuito de atrair a atenção do público, iniciar um relacionamento com ele e, se destacar no meio dos perfis genéricos.
A partir daqui seu crescimento dependerá muito mais da sua habilidade em fazer desenvolver este relacionamento com sua audiência para torná-los clientes.
Eita, haja assunto para abordar nos próximos artigos.
Me conta aí o que achou desse e qual assunto deseja para o próximo.
A mensagem final que quero deixar para você é:
Se conectar com o seu propósito e propósito do seu serviço e produto é o que fará você se destacar. Você vende a SOLUÇÃO dos problemas e desejos do cliente e o DINHEIRO é o resultado de ter seu nome bem alinhado a esse propósito.
Vamos colocar em prática!
Nos vemos em uma próxima!
Abs,
Fernandda Menezes